O deputado Acrísio Sena (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (27/08), a necessidade de avançar na transformação digital da educação no Estado. Ele propôs a criação do Paic do Letramento Digital, inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), referência nacional na área.
Nesta semana, o parlamentar apresentou o projeto 147/25, que institui o Programa de Letramento Digital do Ceará (PLD-CE) e prevê a utilização da inteligência artificial nas escolas e em espaços multidisciplinares do Estado.
“Estamos pensando a educação para a próxima década. Vivemos uma revolução tecnológica em que o processo educacional não pode ficar de fora do debate sobre a inteligência artificial”, assinalou.
Segundo Acrísio, a proposta busca inserir o letramento digital, aliado às novas tecnologias, dentro do currículo escolar. Ele defendeu que o programa seja implementado, inicialmente, nas 145 escolas profissionalizantes do Estado, que reúnem mais de 1.500 professores e 62 mil alunos. “Eu tenho certeza de que o governador Elmano de Freitas tem todas as condições para criar essa política de protagonismo aqui no Ceará”, disse.
O deputado ressaltou ainda a importância de uma revisão curricular diante dos novos desafios. “Está na hora de abordarmos uma modificação curricular, trazendo novas áreas do conhecimento, como pensamento computacional, tecnologias da informação e cidadania digital. Se temos laboratórios, cinturão digital e fibra ótica, precisamos fazer esse trabalho qualitativo junto aos profissionais da educação”, afirmou.
Ele explicou que já apresentou o projeto ao ministro da Educação, Camilo Santana, e à secretária estadual da Educação, Eliana Estrela, além de propor diálogo com o Ministério da Educação (MEC), Secretaria Estadual de Educação do Ceará (Seduc), Conselho Estadual de Educação, secretarias municipais e sindicatos.
“Dentro dessa estratégia, precisamos dialogar com todas as instâncias e levar o debate aos 184 municípios. É um desafio gigantesco, mas que pode colocar o Ceará, mais uma vez, como referência nacional”, ressaltou.
Acrísio informou ainda que protocolará pedido de audiência pública para debater a iniciativa e disse acreditar que o projeto será acolhido pelo governador Elmano de Freitas. Ele também aproveitou para parabenizar a prefeita Dilmara, de Limoeiro do Norte, pela condução das comemorações dos 128 anos do município.