O prefeito Evandro Leitão inaugurou, na terça-feira (2/9), a primeira unidade terapêutica Espaço Girassol, instalada na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso. O equipamento tem capacidade para realizar 3.800 atendimentos mensais, com o objetivo de oferecer acompanhamento de referência a crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, encaminhadas após terem passado previamente pelo Centro de Diagnóstico Espaço Girassol e que estejam com o laudo fechado.
Evandro destacou que esta é a segunda unidade da rede, que já conta com o Centro de Diagnóstico, localizado no bairro Edson Queiroz, e ressaltou a importância das especialidades oferecidas pelo equipamento.
“É um compromisso nosso inaugurar, em cada uma das Regionais de Fortaleza, um Espaço Girassol. Esta unidade conta com neuropediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais. Lembrando que, há um mês, entregamos o Centro de Diagnóstico. Agora, estamos inaugurando o primeiro espaço voltado para terapias, escolhido para a Regional 5 devido à alta demanda de diagnósticos nesta área da cidade”, afirmou o prefeito.
O Espaço Girassol Regional 5 dispõe de uma equipe multiprofissional formada, neste primeiro momento, por 30 especialistas, entre neuropediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, musicoterapeutas e terapeutas ocupacionais. A estrutura conta com 15 salas destinadas ao acompanhamento individual e outras cinco voltadas para atendimentos em grupo.
A presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva e idealizadora do Espaço Girassol, a primeira-dama Cristiane Leitão, ressaltou a importância de transformar diagnósticos em atendimento efetivo.
“A partir do momento em que a criança recebe o laudo e tem o diagnóstico confirmado, é essencial garantir um atendimento de qualidade. Inclusão não pode ficar apenas no discurso, é preciso agir. Nosso compromisso é levar políticas públicas efetivas para as pessoas com deficiência, sobretudo em nosso município”, declarou Cristiane.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Léo Couto, reforçou os avanços da capital na pauta da inclusão e destacou a relevância da entrega dos novos espaços.
“Nossa cidade clamava por ser mais inclusiva e, agora, podemos ver o quanto avançamos. Um exemplo disso é a inauguração dos Espaços Girassol e Evoluir, que representam mais um passo fundamental nessa trajetória. Esses equipamentos foram inspirados em experiências bem-sucedidas como o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Assembleia Legislativa”.
Atendimento
Caso haja suspeita de algum transtorno neurodivergente e seja necessário o atendimento, a primeira ação deve ser ir ao posto de saúde mais próximo e realizar uma consulta com clínico geral ou pediatra. O profissional responsável fará a primeira avaliação e encaminhará o caso para o Centro de Diagnóstico Girassol.
Após o diagnóstico, serão realizados encaminhamentos conforme as necessidades específicas de cada criança ou adolescente, que poderão ser direcionados para um Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), um Caps, um Espaço Girassol ou outra unidade da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).
Inclusão e descentralização
Dona Cleonice é mãe da Raíssa, de três anos, ela celebrou o novo espaço, destacando a importância de espaços terapêuticos perto de casa. “A minha filha tem TDAH e eu moro em um bairro próximo. Nós esperávamos há muito tempo um espaço como esse. A estrutura está espetacular, uma maravilha. Não tem diferença de um particular, com coisas de primeira qualidade”.
Elivângela, mãe do Samuel, também elogiou o novo Espaço Girassol Regional 5. “Eu adorei a sala de música, assim como a de fonoaudiólogo. E a melhor parte é que é perto de casa, ainda mais por ser um espaço público”.
Centro de Diagnóstico Espaço Girassol
Inaugurado no último dia 11 de agosto, o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol está localizado no bairro Edson Queiroz. A unidade iniciou as atividades com capacidade para atender 1.500 pessoas por mês, número que será ampliado, tendo como meta alcançar a capacidade total de 3.300 atendimentos por mês.