Sob administração da Prefeitura de Fortaleza desde junho deste ano, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza implantou um novo programa de assistência voltado a pacientes com mais de 60 anos. O protocolo inclui ações como identificação dos usuários, priorização de atendimentos e procedimentos conforme a idade, sinalização das rotas e acessos, além de orientações para promoção do autocuidado e prevenção de doenças e acidentes, incentivando um envelhecimento saudável.
O projeto dá atenção especial aos pacientes do sexo masculino atendidos no serviço de urologia, com foco no diagnóstico rápido, tratamento adequado, promoção da saúde do homem e prevenção de agravamentos de doenças. O objetivo é oferecer um atendimento mais acolhedor e seguro, prevenindo intercorrências durante a internação e garantindo cuidados de qualidade após a alta.
Segundo o médico José Erialdo da Silva Júnior, gestor da Santa Casa, a Linha de Cuidado ao Paciente 60+ integra o processo de reestruturação do hospital, que segue em intervenção para assegurar a oferta de serviços à população após o fechamento de setores devido à falta de insumos e dívidas com fornecedores e funcionários.
Intervenção
Desde o início da intervenção da Prefeitura de Fortaleza por meio Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em junho de 2025, mais de 100 leitos de internação foram reabertos na Santa Casa. Cirurgias e acompanhamentos ambulatoriais também foram retomados. Sob a gestão da Prefeitura, todos os serviços prestados pelo hospital passaram a ser totalmente gratuitos, incluindo consultas, exames de imagem, procedimentos cirúrgicos e tratamentos oncológicos. Várias áreas de atendimento estão sendo reformadas e reestruturadas para aprimorar a assistência aos pacientes, assim como as estruturas administrativas do hospital, que soma quase 165 anos de referência em saúde no Ceará.
