A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, no último sábado (13/09), uma ação especial de bem-estar em alusão ao Setembro Amarelo, voltada aos alunos do Programa Alcance. A iniciativa reforça o compromisso da Casa com a saúde e a qualidade de vida dos estudantes que participam do programa.
A atividade contou com alongamento dinâmico e momentos de relaxamento conduzidos pela Célula de Fisioterapia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e pela Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social (CRS).
Segundo a orientadora da Célula de Odontologia do DSAS, Ana Carolina Furtado, os fisioterapeutas realizaram movimentos de liberação com o intuito de auxiliar na redução do estresse físico e emocional. “Disponibilizamos profissionais para proporcionar esse momento de relaxamento, que ajuda a diminuir os desconfortos e a aliviar a tensão”, destacou.
Já a fisioterapeuta do CRS, Marjory Paixão, reforçou que a iniciativa promoveu também um espaço de cuidado, integração e reflexão. “Fazer esse momento acontecer só reforça a importância de parar, respirar e valorizar a vida, unindo corpo e mente em um mesmo propósito de bem-estar”, ressaltou.
Ana Carolina acrescentou ainda que a Célula de Fisioterapia disponibiliza atendimentos para o público do Alcance, por meio do projeto Alcance Mais Saúde, com foco na promoção da saúde, prevenção e tratamento dos pacientes. “Já atendemos alunos com lesões e com algumas patologias como fibromialgia ou cervicalgia, por exemplo”, lembrou.
PROGRAMA ALCANCE
O Programa Alcance, criado em 12 de maio de 2012, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) voltada para a preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares, qualificação profissional e desenvolvimento socioemocional por meio da oferta gratuita de cursos preparatórios e profissionalizantes.
Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e ampliar oportunidades para estudantes da rede pública, o programa promove a inserção no ensino superior e no mercado de trabalho por meio de ações presenciais e de Educação a Distância (EaD). Em 2024, a plataforma do programa alcançou 29.000 usuários de vários estados do Brasil, com mais de 6.000 aprovações em universidades e instituições de ensino superior.