O prefeito José Sarto (PDT) e seu vice, Elcio Batista (PSDB), que também é presidente do PSDB Ceará, afirmaram que os dois partidos seguem debatendo sobre apoio no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. As declarações foram dadas antes da reunião do secretariado da gestão Sarto, no auditório do Paço Municipal.
“A decisão de qual será a posição, minha pessoal e do partido, deve ser divulgada daqui a algumas horas, no mais tardar amanhã de manhã. Fizemos questão de ouvir todo mundo. Presidente de partidos, candidatos a vereadores. Tivemos mais de 350 candidatos de vereadores, cada um está expressando sua opinião e estamos dando liberdade para eles expressarem opinião. Então, depois de colhida essa ausculta nas próximas horas eu vou me pronunciar”, explicou Sarto.
“O PSDB tem uma tradição no Brasil desde muito tempo de ser um partido de centro, que mudou esse país e que mudou o Estado do Ceará sempre numa posição de oposição ao PT, em nível nacional, hoje em nível estadual também. aqui em nível municipal o PT sempre foi oposição. estamos ouvindo todo mundo e amahã vamos tomar uma posição que represente melhor aquilo que é o PSDB, a essência do PSDB. Respeitando as diferenças que possam acontecer dessas opiniões internas.
A situação se repete no PSDB. Como presidente do partido no Ceará, Élcio Batista explica que o partido está ouvindo suas lideranças, seus vereadores e candidatos a vereador, a presidente da sigla em Fortaleza, Kamyla Castro, e o presidente do Cidadania, Alexandre Pereira, que tem federação com PSDB. “Estamos ouvindo todo mundo e amanhã vamos tomar uma posição que represente melhor aquilo que é o PSDB, a essência do PSDB. Respeitando as diferenças que possam acontecer dessas opiniões internas”, afirmou o Élcio.
Encontro com Tasso
Sarto e Élcio devem se encontrar ainda hoje com o senador Tasso Jereissati para debater o posicionamento no segundo turno. Tasso apoiou a campanha de Sarto à reeleição e deve participar dessa tomada de decisão, assim como outros líderes do grupo, como o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-prefeito Roberto Cláudio. O posicionamento do grupo deve mirar não só a disputa atual pelo Executivo municipal, mas também a que virá em 2026, pelo Governo do Estado.