Zoológico municipal de Fortaleza recebe 17 novos animais após operação conjunta com Ibama e PRF

entretenimento

O Zoológico Municipal Sargento Prata, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, recebeu, nesta quarta-feira (24/9), 17 novos animais para cuidados definitivos na unidade. A transferência foi resultado de uma operação conjunta da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (Urbfor), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os animais foram trazidos de Belém, no Pará, e agora passam por um período de adaptação em Fortaleza. Entre eles estão uma anta, quatro quatis, cinco grivetis, três papagaios-do-mangue, duas maracanãs, um anu-branco e um jabuti.

Segundo Marcelo Lemos, superintendente da Urbfor, a parceria entre as instituições é essencial para o sucesso das ações.

“Nosso trabalho é sempre em conjunto. Tivemos a colaboração do Ibama, da Polícia Rodoviária Federal, da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado e também do Governo Federal. A Urbfor atua na logística de acolhimento e, a partir daí, começamos a articular com outros zoológicos do país”, destacou.

Ele ressaltou ainda que a troca de animais entre zoológicos é uma prática importante para a diversidade das espécies e para o fortalecimento da conservação.

“Muitas vezes fazemos permutas: o que temos aqui e falta em outros lugares, enviamos; e o que não temos, recebemos. Assim, conseguimos garantir melhores condições de adaptação para os bichos e, em breve, abrir o espaço para que a população de Fortaleza conheça e valorize ainda mais esses animais”, completou.

A operação de transporte durou cerca de dez dias. De acordo com Davi Freitas, chefe de operações da PRF, o trabalho exigiu grande esforço logístico.

“Nós fomos acionados pelo Ibama para realizar o transporte de cerca de 450 animais, frutos de ações de fiscalização do órgão. Desses, 17 foram trazidos para Fortaleza, com destino ao zoológico, em uma operação conjunta que contou com a participação da PRF, do Ibama e da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Urbfor. Foi uma ação bem complexa, que durou cerca de dez dias. Foi cansativo, mas, graças a Deus, conseguimos finalizar com êxito essa missão”, relatou.

A veterinária responsável pelo transporte, Karen Gomes, destacou a emoção de ver os animais chegando ao novo lar, em especial a anta.

“Foram dias de muita preocupação e cuidados intensos. Passei noites em claro, totalmente dedicada a ela e aos outros animais. Hoje, o choro é de felicidade. É a emoção de vê-la já no recinto, andando no local onde ficará bem a partir de agora”, contou.

Rafael Martins, diretor de conservação e monitoramento do Zoológico, informou que os animais passarão por 45 dias de quarentena e cuidados especiais, incluindo exames, acompanhamento veterinário e retirada de parasitas, caso necessário. Ele também adiantou que novas entregas devem ser feitas em breve.

“Esses animais, que viajaram cerca de dez dias, vão passar por todas as etapas de avaliação clínica e adaptação. Há ainda outros previstos para chegar, e o procedimento será o mesmo. Agora, o trabalho é garantir o acompanhamento diário e a preparação necessária para que todos estejam bem adaptados, saudáveis e seguros dentro do zoológico”, explicou.