A Embratur apresentou, nesta sexta-feira (24), ao trade turístico e a autoridades o Plano Brasis Ceará, documento que integra o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, desenvolvido em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. A estratégia define as diretrizes para promover o estado no exterior, conectando os atrativos locais às tendências globais do setor e fortalecendo sua inserção nos principais mercados emissores de turistas internacionais.
A iniciativa tem o objetivo de ampliar a visibilidade do Ceará no cenário global, atrair visitantes estrangeiros e impulsionar a geração de emprego, renda e negócios no setor. Com o Plano regionalizado, o estado se insere na estratégia nacional de promoção coordenada dos destinos, com foco na competitividade internacional do Brasil e do fortalecimento das estratégias estaduais.
Na apresentação, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou que o cenário atual de crescimento no número de turistas estrangeiros é propício para a adoção de uma estratégia integrada de promoção do Ceará internacionalmente.
“A janela de promoção internacional do nosso país está posta, pois pela primeira vez a gente chegou nos 7 milhões de turistas internacionais. Daí a importância do plano de marketing para a gente poder captar turistas ao estado do Ceará, reconhecendo e mostrando seu potencial de atrativos, que são únicos. Com isso, a reflexão para se chegar ao nome “Brasis” do plano foi de que nós somos muitos países dentro de um país, e isso é o que de fato nos diferencia”, salientou Reis.
Sobre a utilização da Inteligência de Dados adotada pela Embratur, Reis destacou que todas as decisões são baseadas em dados. “A gente não usa o achismo com turismo. Para a Embratur, o mais importante é a sinergia entre as ferramentas e a utilização de dados para a tomada de decisões. Com isso, vimos que faltava esse farol do âmbito do Governo Federal para orientar como é que os estados deveriam estar fazendo promoção, quais são os nichos, os países e etc. Assim surgiu o Plano Brasis”, destacou.
“Essa missão de uma estratégia nacional chega muito bem aqui no Ceará. É muito importante a gente ter a percepção que essa promoção no exterior fortalece ainda mais o estado. O papel do Sebrae/CE é ajudar com que pequenos negócios ligados ao trade turístico estejam preparados nas regiões para receber esses turistas. O plano auxilia para que a gente possa preparar cada vez mais as empresas e os pequenos negócios para que recebam bem aqueles turistas que vêm nosso estado a partir dessa ação”, destacou o assessor da diretoria do Sebrae Ceará, Carlos Viana.
“O Ceará é absolutamente bonito e muito diverso. A gente tem todos os segmentos e, se a gente puder, vamos trabalhar todos os mercados, todos os países apresentados como emissores pelo Plano Brasis. Com isso, nós do Ceará, esperamos aprender bastante“, destacou o coordenador da Secretaria de Turismo do estado do Ceará, Thiago Marques.
A secretária de Turismo da capital cearense, Denise Carrá, classificou a apresentação do Plano como “uma verdadeira aula”. “Com ele, não está ganhando só Fortaleza especificamente, mas todo o estado. Ter esse plano de promoção internacional nos deixa cada vez mais confortáveis para receber quem chegar à nossa cidade. Com certeza esse plano vem para somar”, afirmou.
Após a apresentação, o objetivo é que Secretarias de Turismo, convention bureaux, operadores e o trade local atuem de forma coordenada e em uma narrativa única de internacionalização. Essa integração é essencial para transformar a promoção em conversão real, ou seja, o aumento do fluxo de turistas internacionais.
Plano Brasis Ceará
O Ceará tem se consolidado como um dos principais portões de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste. Na apresentação, foi destacado que, até setembro de 2025, o estado já recebeu quase 80 mil visitantes do exterior. O volume é 28,30% maior que no mesmo período do ano anterior, segundo dados da Polícia Federal e da Embratur.
Além disso, os participantes do evento conheceram os principais mercados emissores para o estado, dados da conectividade aérea, perfil dos viajantes, motivação das viagens, entre outros pontos.
