A Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quinta-feira (30/10), a partir das 15h, uma audiência pública para discutir o enfrentamento à LGBTfobia no futebol cearense. A iniciativa atende a requerimento do deputado Guilherme Sampaio (PT).
O parlamentar, na justificativa do requerimento, observa que o futebol é uma das maiores expressões culturais do povo cearense e brasileiro, possuindo um poder singular de mobilização, educação e construção de identidade. No entanto, esse mesmo ambiente, que deveria ser de celebração da diversidade e do respeito, “infelizmente ainda é palco de manifestações de discriminação, violência e preconceito contra as identidades LGBTQIAPN+”, conforme ele.
O líder do Governo na Alece lamenta que cantos ofensivos e ofensas verbais nas arquibancadas, discriminação contra atletas e a falta de políticas efetivas de inclusão sejam realidades que maculam o esporte e ferem os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da não-discriminação. “Tais atos não apenas causam danos profundos às vítimas, mas também enviam uma mensagem socialmente nociva, especialmente para a juventude”, avalia.
Para o parlamentar, a realização de uma audiência pública para discutir esse assunto se torna um instrumento democrático urgente e necessário, em que o debate qualificado com representantes de diversas esferas permitirá diagnosticar a extensão e as formas específicas da LGBTfobia no futebol cearense.
“Além disso, a audiência busca ouvir as vítimas e compreender o impacto dessas violências, discutir e propor políticas públicas e campanhas educativas permanentes de combate à discriminação e promoção do respeito. Também pretende avaliar a efetividade das normas existentes, fortalecer mecanismos de denúncia e acolhimento e promover um pacto entre todos os agentes envolvidos por um futebol respeitoso e inclusivo no Ceará”, destaca Guilherme Sampaio.
A audiência deve contar com a participação da secretária da Diversidade do Estado, Mitchelle Meire, do secretário de Esportes, Rogério Pinheiro, e de outros agentes públicos e instituições com atuação nessas áreas.
SERVIÇO
Audiência pública para discutir sobre o enfrentamento à LGBTfobia no futebol cearense
Data: 30 de outubro de 2025, quinta-feira
Horário: 15 horas
Local: Auditórios 1 e 3 do Complexo de Comissões Técnicas da Alece
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 – Dionísio Torres
