Fortaleza participa, entre os dias 3 e 6 de novembro, do Smart City Expo World Congress (SCEWC) 2025, em Barcelona, como cidade oficialmente convidada pela Prefeitura local, em reconhecimento às experiências exitosas de inovação urbana, sustentabilidade e governança inteligente da capital cearense. O evento é considerado o principal encontro mundial sobre transformação digital e desenvolvimento sustentável das cidades, reunindo mais de 25 mil participantes de 850 cidades e 135 países.
Em sua 14ª edição, o congresso tem como tema Cidades para as Pessoas, destacando como a tecnologia pode impulsionar soluções urbanas sustentáveis, inclusivas e resilientes. Durante o evento, Fortaleza está apresentando iniciativas voltadas para a gestão de velocidade, além da expansão da malha cicloviária, das bicicletas compartilhadas e de outras soluções relacionadas à micromobilidade.
Representando Fortaleza no congresso, o diretor administrativo-financeiro da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Tales Amaro Bezerra, destaca os resultados das trocas realizadas durante o evento.
“Fortaleza tem sido procurada por cidades como Madri, na Espanha, e Umeå, na Suécia, interessadas em conhecer nossas boas práticas, especialmente na área de segurança viária, onde conseguimos reduzir significativamente as fatalidades nos últimos anos. Esse diálogo com quem também busca ou já alcançou novos níveis de desenvolvimento urbano é fundamental para que possamos continuar evoluindo, trazendo novas perspectivas e soluções para a nossa cidade.”
Cooperação e aprendizado global
Durante o congresso, Fortaleza passou a integrar a International Urban and Regional Cooperation (IURC), programa da União Europeia que conecta mais de 130 cidades e 50 regiões em três continentes. A adesão ocorreu no IURC Global Thematic Networking Event, evento paralelo ao congresso realizado nos dias 4 e 5 de novembro, e marca um novo passo na internacionalização da cidade.
A iniciativa permitirá o intercâmbio de políticas urbanas inovadoras, a criação de projetos-piloto conjuntos e o acesso a oportunidades de cooperação técnica e financiamento europeu.
O Workshop Global da IURC reúne cerca de 240 delegados de diferentes regiões do mundo em atividades sobre mobilidade, energia limpa, economia circular, regeneração urbana e transformação digital. A programação inclui ainda visitas técnicas a espaços de referência, como o Barcelona Supercomputing Center e o Porto de Barcelona.
Projeção internacional
A presença de Fortaleza no Smart City Expo e na rede IURC consolida a cidade como referência em inovação urbana no Brasil e na América Latina, ampliando parcerias com instituições internacionais e reforçando seu compromisso com políticas públicas sustentáveis, inteligentes e conectadas às tendências globais.
A participação foi articulada pela Secretaria das Relações Internacionais (SRI), responsável por fortalecer a presença da cidade em redes globais de inovação e sustentabilidade.
Segundo o secretário de Relações Internacionais de Fortaleza, João Bosco Monte, a participação da capital cearense nesse ecossistema internacional amplia suas capacidades técnicas, fortalece parcerias e reafirma Fortaleza como uma voz ativa e protagonista no debate global sobre o futuro das cidades.
“Garantir que Fortaleza esteja conectada às principais redes globais significa aprender com algumas das cidades mais avançadas do mundo, mas também compartilhar as soluções que temos desenvolvido, evidenciando a determinação da gestão municipal em enfrentar desafios urbanos complexos com responsabilidade, tecnologia e visão de futuro. A troca de experiências é fundamental para aprimorarmos nossas políticas públicas e construirmos uma cidade mais resiliente, inclusiva e preparada para o amanhã,” afirma.
