Para onde vão as lonas usadas em banners e backdrops da Alece? Quando a vida útil acaba e não serão mais usadas em eventos e divulgações, as lonas se tornam matéria-prima para a confecção de ecobags. Uma ação sustentável da Assembleia Legislativa ao focar no reaproveitamento do material, que passa a ser útil de outra forma.
A iniciativa que une sustentabilidade e criatividade é da Comunicação Social da Casa, por meio do setor de Publicidade, e do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental. Para transformar o material em bolsas, a Casa conta com a parceria essencial do projeto “Mãos que Reciclam”, da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cosipe) da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP).
Recentemente, a Alece recebeu a segunda remessa de ecobgas produzidas a partir do reaproveitamento de cerca de 200 m² de lonas institucionais que seriam descartadas. As bolsas serão destinadas aos servidores que mais se destacaram em ações ambientais dentro da Alece. A primeira ação foi realizada em 2024.
PARLAMENTARES DESTACAM INICIATIVA
Nesta quarta-feira (19/11), parte da equipe da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental entregou uma ecobag e explicou o processo de reaproveitamento para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento do Semiárido, deputado Bruno Pedrosa (PT) e para o deputado Agenor Neto (MDB), que faz parte do colegiado.
O deputado Bruno Pedrosa parabenizou os envolvidos na iniciativa e destacou a atuação do presidente Romeu Aldigueri (PSB), assim como a do Governo do Estado ao proporcionar aos detentos uma condição de trabalho para reduzir as suas penas e que “cria um círculo virtuoso de sustentabilidade” ao mesmo tempo.
O deputado Agenor Neto avaliou como excelente a iniciativa, afirmando que ela contribui com a melhoria do meio ambiente e possibilita que presos possam ter a oportunidade de trabalhar. Ele apontou também que o presidente da Casa tem uma sensibilidade apurada para as temáticas e está sempre “antenado” com o Governo do Estado.
“O secretário Mauro Albuquerque [titular da SAP] faz um trabalho importante de socialização do preso, dando oportunidade de emprego dentro da prisão para que saia com a profissão. Isso é muito importante. Tudo isso tem o comando do nosso governador Elmano de Freitas”, disse o parlamentar.
TRABALHO INTEGRADO
A orientadora do setor de Publicidade, Ticiane Morais, reforça que esta é a segunda ação utilizando as lonas recicláveis. “A iniciativa surgiu pensando na sustentabilidade das lonas que eram usadas nos eventos. Assim, fizemos uma parceria, a primeira parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, em que os detentos trabalham e fazem esse tipo de bolsa com o aproveitamento das lonas”, explicou.
A gestora explica que a equipe do setor recolhe as lonas ao final de cada evento e guarda para que elas sejam destinadas ao projeto “Mãos que Reciclam”. Em muitos casos, banners e outros materiais de lona são usados diversas vezes em diferentes eventos e situações e no final o destino passa a ser a iniciativa que dialoga com práticas sustentáveis.
O assessor técnico da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Victor Hugo Barreto, explicou que as lonas são um material muito bom para ser usado nas ecobags confeccionadas pelo projeto “Mãos que Reciclam”.
A proposta de dar as bolsas aos servidores que mais participam das ações de sustentabilidade tem como objetivo ampliar o engajamento da Casa nas práticas sustentáveis. Victor Hugo salientou que há as campanhas de coletas de lacres e a de tampinhas plásticas, abertas para todos os servidores da Casa e que contam com brindes pela integração aos objetivos sustentáveis.
Todas as as atividades buscam fortalecer a consciência ambiental do público, incentivar boas práticas de gestão ambiental na Casa.
