Casa do Barão de Camocim abre consulta pública para edital de seleção de trabalhos artísticos

política

O Salão de Abril, uma das maiores mostras de artes visuais da América Latina, abre consulta pública para que artistas e demais pessoas interessadas enviem contribuições para a construção do edital de seleção de trabalhos artísticos. Sugestões sobre a minuta do documento podem ser direcionadas até 16 de dezembro de 2025 para o e-mail contatosalaodeabril@institutoiracema.com.

Minuta de edital do 77º Salão de Abril

Além do envio de contribuições, a comunidade artística também está convidada a participar de escuta pública presencial, que ocorrerá também no dia 16 de dezembro, às 14h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, sede do Salão de Abril (Rua General Sampaio, 1632 – Centro).

As novidades da nova edição da mostra incluem o aumento do cachê de R$ 5 mil para R$ 6 mil, política afirmativa para promoção de equidade, etapas de seleção otimizadas e maior tempo para análise artística das obras.

Sobre o Salão de Abril

Atualmente, o Salão de Abril é realizado pelo Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, equipamento da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). Com 82 anos de existência e 76 edições realizadas, a mostra se firmou como uma das mais tradicionais e antigas exposições de artes visuais da América Latina. O Salão nasceu em 1943 por iniciativa da Secretaria de Cultura da União Estadual dos Estudantes em parceria com artistas da cena local.

A 76ª edição do Salão, com o tema “Despertar à Terra”, propôs uma reconexão com o meio ambiente e com o patrimônio cultural, a partir do entrelaçamento entre arte, natureza e memória. A edição ampliou o conjunto de linguagens ao incluir a arte têxtil e apresentou obras em instalação, performance, fotografia, desenho, videoarte, colagem e escultura.

Com curadoria de Aline Ambrósio e Wes Viana, a mostra prestou homenagem ao artista visual e mestre da cultura Júlio Santos e reuniu 39 artistas nordestinos, de 107 inscritos, que exploraram memória, identidade e relação com a terra. Mais de três mil pessoas visitaram a exposição.

Serviço
Envio de sugestões para a chamada de seleção de trabalhos do 77º Salão de Abril
E-mail: contatosalaodeabril@institutoiracema.com 
Prazo final para envio de contribuições: 16 de dezembro de 2025
Escuta pública presencial: 16 de dezembro de 2025, às 14h
Local: Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
Minuta de edital do 77º Salão de Abril