Alece reúne jovens do Ceará na III Feira Cearense de Aprendizagem Profissional

política

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, nesta quarta e quinta-feira (10 e 11/12), a III Feira Cearense de Aprendizagem Profissional. O evento gratuito, que faz parte do programa Alcance, é destinado a jovens que desejam ingressar ou se qualificar no mercado de trabalho. A programação acontece no hall do edifício-sede da Alece e no Auditório Murilo Aguiar.

Na abertura da feira, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), anunciou o maior programa de estágio da Casa, com 500 vagas, a ser lançado em janeiro. “São estágios de 20 horas, que atualmente esta Casa paga o valor de quase R$ 1.900 ao selecionado. Portanto, se inscrevam!”, anunciou Aldigueri, em primeira mão, para os jovens presentes ao auditório.

O presidente celebrou a importância do evento e a alegria em ver a Casa do Povo cearense repleta de jovens. “A Alece é muito mais do que uma casa de leis, uma casa de fiscalização. É também uma casa que tem responsabilidade social, que faz programas voltados para quem mais precisa. Essa feira é justamente isso, oportunizar a primeira chance, a primeira oportunidade, o primeiro passo de um jovem”, enfatizou o presidente.

Um dos objetivos primordiais da III Feira Cearense de Aprendizagem Profissional é promover a conexão entre os jovens e instituições formadoras. A coordenadora geral do programa Alcance, deputada Jô Farias (PT), destacou a promoção desse contato, além da capacitação e orientação necessárias para a inserção desses jovens no mercado. “Sabemos como é difícil a oportunidade do primeiro emprego. A feira tem o propósito de ajudar, inclusive na questão emocional, como se comportar em uma entrevista, como fazer um currículo e como ter tranquilidade em processos de seleção”, afirmou a deputada, que ainda expressou alegria e gratidão pela realização do evento.

Uma das parcerias mais importantes do evento, a Secretaria do Trabalho do Estado Ceará, esteve presente por meio do balcão de atendimento do Instituo de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). O secretário do trabalho do Ceará, Renan Ridley, enalteceu os esforços do programa Alcance na descentralização dessa política e frisou a parceria por meio do IDT. “O IDT é responsável pelo sistema público de emprego e a intermediação e orientação ao mercado de trabalho. Temos um stand aqui para garantir que esses jovens tenham esse atendimento. Esses primeiros passos são fundamentais”, reafirmou o secretário.

A realização da III Feira da Aprendizagem Profissional é a culminância do trabalho que o programa Alcance desenvolveu em 2025, segundo o coordenador do programa Alcance Profissionalizante, Ítalo Bethoveen. “Nesse grande encontro, nós pautamos o fortalecimento da aprendizagem profissional e a garantia desse direito do trabalho decente, digno e protegido aos adolescentes e jovens”, ressaltou o coordenador.

Para promover esse fortalecimento, o evento reúne empresas, programas de qualificação, além de profissionais e especialistas que atuam diretamente no desenvolvimento de jovens talentos, como a estudante do Primeiro Passo Isabelli Alves. “Aqui, na feira, estamos vendo muitas oportunidades de trabalho e muito network. A gente se inscreve no site das empresas para conseguir uma oportunidade. É um evento muito bacana para todos os jovens”, pontuou a estudante.

Já a estudante Gabrielly da Silva encontrou um propósito profissional por meio do Jovem Aprendiz e diz estar aberta a novas oportunidades. “Trabalhei na UPA do Conjunto Ceará. E lá, convivendo com enfermeiros e médicos, eu tive uma experiência e uma vontade de me especializar nessa área. Aqui na feira estou esperando mais aprendizado e novas oportunidades para fazer o que quero”, destacou Gabrielly.

A 3ª Feira Cearense de Aprendizagem Profissional é aberta ao público e ocorre nesta quarta-feira (10/12), das 8h às 17h, e quinta-feira (11/12), das 8h às 12h.

SERVIÇO

3ª Feira Cearense de Aprendizagem Profissional

Data: 10/12 (quarta-feira)

Horário: 8h às 17h

Data: 11/12 (quinta-feira)

Horário: 8h ás 12h

Local: Hall do edifício-sede da Alece e Auditório Murilo Aguiar