Jovens cearenses vivem dia de parlamentar no encerramento do programa Parlamento Jovem

política

Jovens parlamentares de sete municípios do Ceará viveram uma imersão na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) no encerramento do Programa Parlamento Jovem, nesta quinta-feira (11/12). O evento, uma iniciativa da Diretoria Legislativa (DL) e da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), recebeu os 14 jovens eleitos do programa, com direito a visita guiada, entrevistas e mentoria dos deputados da Alece.

A imersão é o ponto alto do programa, que teve início em agosto de 2025, com a realização dos Seminários Regionais das Escolas Legislativas do Ceará. Durante esse processo, ocorreram rodas de conversa e debates sobre política, cidadania e educação legislativa e, por fim, o processo eleitoral para eleger os jovens parlamentares, representantes de suas escolas.

O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), recebeu o grupo no Plenário 13 de Maio e ressaltou o mérito da representatividade da juventude cearense na Casa do Povo. “Aqui temos jovens de várias cidades […] Eles representam milhões de cearenses e foram eleitos em plenárias”, informou o parlamentar, que lembrou que os jovens foram eleitos durante os seminários regionais realizados ao longo do semestre.

De acordo com o presidente da Unipace, deputado Simão Pedro (PSD), promover essa interlocução da Alece com a sociedade é de extrema relevância. “Esse  programa nos deixa muito felizes, porque vai justamente ao encontro dos objetivos dessa Casa Legislativa, sob comando do presidente Romeu Aldigueri, de interiorizar a Alece, de estar mais próximo das pessoas, e hoje a gente incentiva esses jovens a conhecer a política e a Casa do Povo”. O parlamentar também ressaltou que cada estudante trouxe uma carta proposta com demandas e sugestões a serem apresentadas ao Parlamento.