Jovens parlamentares de sete municípios do Ceará viveram uma imersão na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) no encerramento do Programa Parlamento Jovem, nesta quinta-feira (11/12). O evento, uma iniciativa da Diretoria Legislativa (DL) e da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), recebeu os 14 jovens eleitos do programa, com direito a visita guiada, entrevistas e mentoria dos deputados da Alece.
A imersão é o ponto alto do programa, que teve início em agosto de 2025, com a realização dos Seminários Regionais das Escolas Legislativas do Ceará. Durante esse processo, ocorreram rodas de conversa e debates sobre política, cidadania e educação legislativa e, por fim, o processo eleitoral para eleger os jovens parlamentares, representantes de suas escolas.
O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), recebeu o grupo no Plenário 13 de Maio e ressaltou o mérito da representatividade da juventude cearense na Casa do Povo. “Aqui temos jovens de várias cidades […] Eles representam milhões de cearenses e foram eleitos em plenárias”, informou o parlamentar, que lembrou que os jovens foram eleitos durante os seminários regionais realizados ao longo do semestre.
De acordo com o presidente da Unipace, deputado Simão Pedro (PSD), promover essa interlocução da Alece com a sociedade é de extrema relevância. “Esse programa nos deixa muito felizes, porque vai justamente ao encontro dos objetivos dessa Casa Legislativa, sob comando do presidente Romeu Aldigueri, de interiorizar a Alece, de estar mais próximo das pessoas, e hoje a gente incentiva esses jovens a conhecer a política e a Casa do Povo”. O parlamentar também ressaltou que cada estudante trouxe uma carta proposta com demandas e sugestões a serem apresentadas ao Parlamento.
