A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, nesta segunda-feira (15/12), a partir das 14h, no Auditório Murilo Aguiar, o lançamento do documentário especial “40 anos da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece: História, Justiça e Conquistas”. A produção faz um resgate histórico das quatro décadas de atuação do colegiado por meio de registros e depoimentos.
Fundada em 1985, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) do Legislativo estadual tem destacado papel no combate a violações, na defesa de grupos tradicionalmente marginalizados e na promoção da dignidade humana. Entre as personalidades que participaram do documentário estão o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB); o atual líder do colegiado, Renato Roseno (Psol); além de colaboradores e políticos que fizeram parte da trajetória da Comissão.
No material, são relembrados ainda grandes episódios de violações de direitos humanos acolhidos pela CDHC desde a criação dela, a exemplo dos casos Damião Ximenes, Maria da Penha e a Chacina do Curió. A rebelião no antigo Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em 1994, também ganha destaque no programa por ter acontecido durante a visita do ex-presidente da Comissão, Mário Mamede, à unidade de detenção, atendendo a pedido do então arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider.
O então deputado foi até o IPPS para investigar denúncias de maus-tratos e de condições sanitárias degradantes. Mantidos como reféns, os ex-parlamentares da Alece Mário Mamede e João Alfredo recordam, na produção, os momentos de tensão nas mais de 16 horas em que estiveram junto aos detentos.
Ainda no documentário, são celebradas vitórias e conquistas da CDHC, como a criação do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) e do Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Alece. As condenações do Estado brasileiro por omissão nos casos Damião Ximenes e Maria da Penha também são apontadas, por integrantes da Comissão, como importantes avanços no campo dos direitos humanos, estimulando a criação de leis e mecanismos em favor da luta antimanicomial e do combate à violência contra a mulher.
SEMANA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
O lançamento faz parte de uma programação especial da Alece, desenvolvida por meio da CDHC e do EFTA, que marca a Semana Internacional dos Direitos Humanos, iniciada em 10 de dezembro, em alusão à proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Já na terça-feira (16/12), às 9h30, o Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) promove a abertura da exposição “Escritório Frei Tito 25 anos: justiça em movimento”, no Espaço Deputada Zélia Mota, no Edifício-Sede da Alece. A mostra permanecerá aberta ao público até 27 de fevereiro de 2026.
SOBRE
O documentário “40 anos da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece: História, Justiça e Conquistas” é uma produção do Núcleo de Documentários da Alece TV e vai ao ar no sábado (20/12), às 20h, com reprise no domingo (21/12), às 22h. A direção-geral é de Angela Gurgel; a produção e as entrevistas são do jornalista Rafael Veras; o roteiro é da jornalista Janaína Gouveia e de Vinícius Augusto Bozzo; a edição, a sonorização e a finalização são de Vinícius Augusto Bozzo; a direção de fotografia e as imagens são de Cristiano Freitas (MT Vídeo); e a pesquisa iconográfica é da jornalista Ana Célia de Oliveira.
SERVIÇO – Lançamento do documentário “40 anos da Comissão de Direitos Humanos da Alece: História, Justiça e Conquistas”
Local: Auditório Murilo Aguiar – Palácio Deputado Adauto Bezerra (Edifício-Sede da Alece)
Quando: segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Horário: 14h
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807, bairro Dionísio Torres, Fortaleza–CE
