Governo do Ceará e Prefeitura ampliam pavimentação de vias em Fortaleza por meio do programa Sinalize

política

Fortaleza, assim como os demais 183 municípios cearenses, receberá investimentos para a pavimentação e requalificação de ruas e avenidas por meio de uma nova etapa do programa Sinalize, do Governo do Ceará. O convênio foi firmado entre a Prefeitura e o Estado nesta terça-feira (16/12), em solenidade no Palácio da Abolição.

Ao todo, o Governo do Ceará investirá mais de R$ 230 milhões em todo o Estado, contemplando 3 milhões e 510 mil m² de pavimentação asfáltica. Durante a assinatura do convênio, o prefeito Evandro Leitão destacou que, em Fortaleza, cada uma das 12 Regionais Administrativas terá autonomia para definir as vias prioritárias a serem contempladas pelo programa.

“Em cada uma delas, os secretários irão priorizar as vias que serão pavimentadas, de acordo com as necessidades locais, garantindo melhores condições de mobilidade urbana para a população”, afirmou.

O Prefeito também elogiou a iniciativa do Governo do Ceará, ressaltando a importância do programa especialmente para os municípios com menor capacidade de investimento.

“É importante destacar que a grande maioria dos municípios cearenses possui capacidade de investimento bastante limitada. O Sinalize vem exatamente ao encontro da necessidade de oferecer mais conforto e segurança à população. Além disso, o programa chega em um momento oportuno, antecedendo o início da quadra chuvosa”, completou.

O governador Elmano de Freitas celebrou a colaboração entre o Estado e as prefeituras e ressaltou o caráter republicano da iniciativa.

“Este é um momento importante do nosso regime de colaboração com os municípios, independente de partidos políticos. São os prefeitos e prefeitas que definem as vias a serem pavimentadas, não o Estado. Dessa forma, o programa é executado de maneira colaborativa. Nossa expectativa é assinar hoje os termos com os gestores municipais e iniciar imediatamente os trabalhos em todo o estado”, destacou.

O secretário de Obras Públicas do Ceará (SOP), Valdeci Rebouças, explicou que, para a divisão dos investimentos, os municípios foram organizados em 12 Distritos Operacionais: cidades com até 20 mil habitantes receberão 10 mil m² de pavimentação; municípios entre 20 mil e 50 mil habitantes, 20 mil m²; e aqueles com mais de 50 mil habitantes, 30 mil m². Ele também ressaltou que Fortaleza terá um tratamento diferenciado, com recursos definidos pelas Regionais.

“No caso da Capital, cada Regional Administrativa será considerada como um município para fins de distribuição dos serviços. Trata-se de um programa que alcança 100% do estado do Ceará, contemplando os 184 municípios, incluindo Fortaleza, de forma extremamente democrática e equitativa”, afirmou.

“Nesta fase, será executada a pavimentação asfáltica, não apenas nas sedes municipais, mas também nos Distritos, ajudando na infraestrutura do interior do Ceará”, concluiu o secretário.

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Waldemir Catanho, reforçou que os serviços serão executados pela SOP em parceria com o Detran e destacou a importância da sinalização viária para a segurança no trânsito.

“No Detran, realizamos a etapa de sinalização. Há uma primeira fase executada pela SOP, e a etapa do Detran corresponde a um investimento superior a R$ 17 milhões. Essa é uma fase fundamental, pois garante mais segurança para a população. Praticamente toda semana recebemos demandas de sinalização viária, o que demonstra a importância desse trabalho para os municípios”, explicou.

Sobre o Sinalize

O Sinalize – Programa de Segurança no Trânsito beneficiará a área urbana dos 184 municípios cearenses, com ações de requalificação viária e sinalização de trânsito. A iniciativa é executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e as prefeituras municipais.

FORtaleCE

O programa FORtaleCE reforça a parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza para a ampliação de investimentos na Capital. Na ocasião, serão apresentados detalhes de obras e projetos em diversas áreas que serão iniciados em 2026 ou ampliados em relação aos que estão em andamento.