A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), entregou, nesta segunda-feira (15/12), a requalificação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Presidente Kennedy. A unidade foi totalmente revitalizada e passa a oferecer atendimento a mais de 11 mil famílias em situação de vulnerabilidade social da região.
O prefeito Evandro Leitão destacou o trabalho de resgate dos equipamentos de assistência e sua integração com o Plano Fortaleza Inclusiva.
“Esse trabalho é fundamental, pois o Cras é a porta de entrada para a população mais carente às políticas de inclusão. É muito importante fortalecer esses equipamentos”, afirmou.
Ainda segundo ele, a união de esforços é fundamental para o sucesso das políticas públicas do município.
“Nosso objetivo é fazer a inclusão de toda a população de Fortaleza por meio das políticas públicas. Um dos eixos do Fortaleza Inclusiva é a assistência social e, neste sentido, estamos fazendo um resgate de nossos equipamentos. Esse é o nono que entregamos. Fora esse, já foram sete outros Cras e um Creas. Além disso, também entregamos o Janaína Dutra, para o público LGBTQIA+”, garantiu.
A requalificação recebeu investimento de, aproximadamente, R$ 700 mil e representa um avanço significativo no fortalecimento da política de assistência social do município. O Cras Presidente Kennedy passa a atender diretamente os bairros Presidente Kennedy, São Gerardo, Monte Castelo e Ellery, além de áreas dos bairros Floresta e Padre Andrade.
A vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Gabriella Aguiar, lembrou que o enfrentamento das desigualdades sociais passa, essencialmente, pelas políticas de assistência social, o que reforça a necessidade do acesso a elas.
“São mais 11 mil famílias beneficiadas. Dessas, cerca de 9 mil recebem o benefício do Bolsa Família. E, nesse equipamento, esses têm acesso aos grupos de fortalecimento de vínculo, acompanhamento familiar integral. O prefeito Evandro tem sido muito claro nas orientações dadas aos secretários. Nossa principal missão é enfrentar as desigualdades sociais”, finalizou.
