A presidente do Tribunal de Justiça prestigia festa de 30 anos do Sindojus Ceará

política

Uma festa memorável marcou os 30 anos do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) – entidade fundada no dia 28 de dezembro de 1992. O evento foi realizado na última sexta-feira (9), no Palatium Buffet, e contou com a presença de mais de 600 oficiais e oficialas do interior e da capital e seus familiares, além de representantes da categoria dos Oficiais de Justiça de vários estados da federação.

Presente ao evento, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Nailde Pinheiro, disse se sentir privilegiada e feliz por poder prestigiar a festa, especialmente pela afinidade que tem com a categoria.

Há 36 anos na magistratura cearense, ela contou que antes de ser juíza trabalhou no Fórum Clóvis Beviláqua acompanhando o trabalho dos Oficiais de Justiça. “Quem não lembra do Toscano e daqueles que estão na inatividade? O Ivo, a Leopoldina, a Margarida Brasil, a Berenice, o Maramaldo, o Braguinha, o Edmilson, o Filomeno e tantos outros que me vêm à mente. E hoje encontrar essa nova geração, que me faz sentir tão bem acolhida, como tenho sido nesses dois anos”, disse.


Reconhecimento

A chefe da Corte acrescentou que na sua gestão procurou pensar em tudo e em todos e, o que estava ao seu alcance, procurou ofertar aos Oficiais de Justiça. Revelou, ainda, que no próximo mês de janeiro, o último de sua gestão, pretende deixar algo à categoria, arrancando aplausos do público presente. “Quantos Oficiais de Justiça colocaram em risco a própria integridade física pensando no bem-estar da sociedade cearense? Então fica o nosso agradecimento, o nosso reconhecimento pelo trabalho de cada um de vocês”, destacou.

E fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, Vagner Venâncio, em quem encontrou um parceiro na sua gestão, que sempre soube respeitar o momento da presidência. “Vagner, o meu muito obrigada, você é uma pessoa que realmente ajudou muito a gestão, pela sua simplicidade, pela sua maneira de ser, pela sua educação e, acima de tudo, pela luta desta categoria: Oficiais de Justiça. Parabéns pelo seu trabalho, você merece esta confiança de todos. A quantidade de associados significa dizer que muitos acreditam no trabalho do Vagner Venâncio. Todos estão de parabéns”, frisou.

Agradecimento

Feliz pela presença da presidente do TJCE no evento, o representante da categoria agradeceu a desembargadora, que mesmo tendo assumido a administração do tribunal em plena pandemia demonstrou, ao longo de sua gestão, toda uma sensibilidade com os servidores, com a magistratura e todos aqueles que fazem o Poder Judiciário. “Desembargadora, a senhora saiba da nossa gratidão e do nosso respeito por vossa excelência. A senhora está cumprindo com os compromissos que assumira no seu discurso de posse”, destacou.

Entre as conquistas históricas alcançadas na atual gestão do tribunal, Vagner Venâncio citou a majoração da Indenização de Transporte (IT) da categoria dos Oficiais de Justiça, a qual estava congelada desde que fora instituída, há 11 anos. E, a que reputa como mais importante, sobretudo, diante de uma conjuntura adversa para o serviço público: a realização de concurso para Oficial de Justiça.

Temos a convicção, excelência, de que ainda na sua gestão a senhora haverá de nomear e colocar em efetivo exercício os novos Oficiais de Justiça aprovados nesse concurso. A nomeação dos aprovados será, sem sombra de dúvidas, uma contribuição que permitirá uma equidade maior do nosso trabalho, portanto, destaco essas duas conquistas, mas destaco também o diálogo, a forma serena que a senhora tem no trato com as entidades e, em particular, com os Oficiais de Justiça”, salientou.

Entre outras conquistas, Vagner citou também a implantação do auxílio-saúde, contemplando, inclusive, os aposentados, muitos presentes na festa; a atualização do auxílio-alimentação; e o tratamento que vem sendo dado à entidade no que diz respeito aos plantões no Interior. “Agradecemos a sua sensibilidade e de seus assessores, na pessoa do juiz auxiliar Ricardo Alexandre da Silva e do Secretário de Gestão de Pessoas, Felipe Mourão. Estamos aqui para contribuir”, reforçou.

Embrião do sindicato

Vagner Venâncio manifestou a felicidade por comemorar os 30 anos de existência do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará, que teve como embrião a Associação Cearense dos Oficiais de Justiça (Acojust). “Temos 97% da categoria filiada à entidade, mas quero prestar a minha homenagem aos colegas que outrora deram a sua contribuição para que este sindicato nascesse e se fortalecesse, muitos dos quais já partiram para o plano espiritual”, disse.

Homenageou e agradeceu a Raimundo Nonato Filomeno, Edmilson de Paula, João Batista Fernandes, Mauro Xavier e Francisco Luciano dos Santos Júnior, que foram presidentes do sindicato e o antecederam. “Cada um, à sua época e à sua maneira, deram grandes contribuições para que o sindicato se tornasse essa entidade hoje representativa e respeitada em nível nacional”, ressaltou.

O evento contou com a presença de representantes da categoria dos Oficiais de Justiça dos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Distrito Federal e São Paulo; da Fesojus, Afojebra, Aojesp, Fenassojaf e da Assojaf Ceará. Vagner avalia que isso mostra o quanto Ceará conseguiu o respeito na luta com todas essas entidades. “Quero parabenizar, principalmente, vossas excelências, os senhores e senhoras Oficiais de Justiça, essa categoria que historicamente mostrou a sua força e o seu potencial de luta, contribuindo acima de tudo para uma prestação jurisdicional célere e responsável. Todos nós estamos de parabéns, todos fazemos parte dessa história”, finalizou.


Sensibilidade no diálogo

O Oficial de Justiça e ex-vereador de Fortaleza, Iraguassú Teixeira Filho, parabenizou o presidente Vagner Venâncio pela sensibilidade no diálogo não só no que diz respeito aos pleitos da categoria, mas também na preocupação com o ser humano que tem ali na figura de cada oficial e oficiala de Justiça.

Hoje o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará é reconhecido nacionalmente pela luta, militância, pelo dia a dia no Congresso Nacional e muitas coisas positivas estão sendo construídas, com muita dificuldade. Gostaria de destacar a relevância dessa atuação nacional, Vagner, e dizer que você e toda a diretoria estão de parabéns. O sindicato é isso: lutar diuturnamente pelos direitos da categoria, entendendo que a gente luta especificamente pelos oficiais, mas todos nós temos que lutar por um serviço público fortalecido no nosso país. Muito obrigado, são 30 anos de lutas e esse é um momento de festejar”, disse.

Homenagens

A noite também foi marca por homenagens. A entidade fez questão de reconhecer o trabalho de funcionários e colaboradores que fazem parte dessa caminhada, com lutas e dissabores, auxiliando no movimento da máquina. Entre eles, os funcionários Gerlânia Patrícia Gomes e Fernando Araújo de Lima; e o Assessor Jurídico Márcio Augusto Ribeiro Cavalcante. Representando a categoria dos Oficiais de Justiça, o sindicato homenageou a oficiala mais experiente em atividade, o oficial com mais tempo em exercício no cargo e o recém-aposentado, são eles, respectivamente: Ielva Stela Viana, Eronilde de Melo e Guido Aurelio Silveira.

Ielva agradeceu a gentileza de terem usado o termo mais experiente e frisou que, apesar dos seus 72 anos, tem muito orgulho da sua trajetória. “Sempre pautei a minha vida pela honestidade, responsabilidade e compromisso com o trabalho, fiz isso como professora e continuo fazendo como oficiala de Justiça. Espero que todos aqui presentes, especialmente os mais jovens, consigam chegar na minha idade com o mesmo compromisso, com a mesma vitalidade e com a mesma alegria de viver. Obrigada Sindojus por essa homenagem, ofereço a todos os meus colegas e amigos Oficiais de Justiça”, frisou.

Representando os ex-presidentes e suas diretorias ao longo desses 30 anos de história, o atual presidente, Vagner Venâncio, foi surpreendido com uma placa em sua homenagem. Trata-se de um singelo reconhecimento pelo trabalho incansável que o representante da categoria vem desenvolvendo em defesa dos direitos dos Oficiais de Justiça e por uma prestação jurisdicional por excelência.

A cerimônia foi encerrada com todos os presentes cantando os parabéns do Sindojus Ceará, mas a festa foi madrugada adentro, animada pela cantora Elane Araújo, pelo DJ Davi Fernandez e pela Laninha Show, ex-cantora do Forró Real.