Aulão do Academia Enem reúne jovens em busca de oportunidade no ensino superior

política

O aulão do Academia Enem, realizado neste fim de semana (21 e 22/09), reuniu centenas de estudantes que buscam uma oportunidade de ingressar no ensino superior através do Enem. A prova acontece  nos dias 3 e 10 de novembro, mas a preparação acontece desde o início do ano.

O projeto, que tem por objetivo democratizar o acesso de jovens da cidade ao ensino superior, acontece nos formatos on-line e presencial. Durante os aulões, os estudantes recebem materiais didáticos impressos, fardamento, passagem de ônibus e lanche. Além disso, eles têm acesso à sala interativa, espaço dedicado para atendimento psicossocial, dinâmicas e interações durante o evento.

A presidente do Instituto Juventude Inovação, Camila Maia, destaca a importância do programa na vida de milhares de jovens: “Nesses onze anos de Academia Enem, temos diversos casos de alunos que conquistaram vagas em universidades e o discurso deles é muito semelhante. Normalmente eles foram os primeiros da família que conseguiram entrar em uma universidade. Isso mostra o impacto do programa não só na vida do aluno, mas de toda a sua família”, afirma.

Além das aulas, os participantes podem contar com a correção de redação nos dois dias. A edição realizada neste final de semana corresponde à 10a e 11a do ano. O aulão inaugural foi realizado em março, preparando os estudantes oito meses antes da prova. 

Na programação, o sábado foi dedicado às ciências exatas e biológicas, como matemática, química e biologia. Já o domingo será dedicado à redação. A diversidade de conteúdo e o apoio atrai estudantes que desejam ingressar nos mais diversos cursos, tanto em universidades públicas quanto em instituições de ensino privadas, através de bolsas de estudo.

Dulcielle Lima tem 17 anos e está no 3º ano do ensino médio. A estudante busca ingressar no curso de Direito, e tem frequentado os aulões desde o início do ano. “É um incentivo para a gente. Eu estudo na escola e esse espaço vem para somar, as aulas são muito boas, melhora muito nosso aprendizado”, conta ela.

O projeto, no entanto, não atrai apenas estudantes do ensino médio. Sara Lima tem 32 anos e, com o Academia Enem, busca conseguir uma bolsa através do Prouni, ou até mesmo conseguir uma vaga em uma universidade pública para o curso de Educação Física.

“Eu cheguei a fazer faculdade particular duas vezes e tive que trancar porque não tinha condições de pagar a mensalidade. Esses aulões e o conteúdo dão um ‘up’ nos nossos estudos e me sinto mais preparada para conseguir uma vaga na universidade próximo ano”, afirmou.

Academia Enem

Com mais de 90 mil jovens beneficiados desde 2013, o Academia Enem é um programa da Prefeitura de Fortaleza, voltado para orientar e preparar estudantes, especialmente os da rede pública de ensino, para ingressar na educação superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e vestibulares em geral. O programa tem como objetivo democratizar a educação, reduzindo as desigualdades de oportunidade e preparando os jovens tanto para o ingresso no ensino superior quanto para o mundo do trabalho.