Fortaleza fortalece política ambiental e se destaca no cenário nacional

política

Fortaleza está dando passos significativos em direção à sustentabilidade ambiental. A recente aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal de Fortaleza evidencia o comprometimento da cidade com políticas ambientais mais responsáveis e a busca por alternativas limpas no setor de transporte público.

O destaque desse avanço está no projeto de lei aprovado, que autorizou a obtenção de créditos para a compra de 19 ônibus elétricos destinados ao transporte público na cidade. Essa iniciativa representa não apenas um marco para Fortaleza, mas também um exemplo para outras metrópoles do país.

Nessa mesma linha, Fortaleza já vem algum tempo implementando ações de notoriedade com sua política pública ambiental que tem repercutido em todo país. Fortaleza, por exemplo, é a capital do Brasil com o menor índice de desmatamento ilegal, conforme apontou o Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023. O estudo, realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall, analisou 410 cidades brasileiras.

Outra iniciativa reconhecida é de que a cidade foi selecionada a participar do programa Cities Forward, lançado pelos Estados Unidos. Fortaleza contou com a parceria de Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), o Resilient Cities Catalyst e o Instituto das Américas. O programa selecionou 24 capitais mundiais, sendo Fortaleza e Manaus (AM) as cidades brasileiras eleitas entre 129 inscritas.

Outra ação em funcionamento, iniciado ano passado, o projeto Re-ciclo fornece triciclos elétricos aos catadores e conta com um sistema de agendamento de coleta seletiva que disponibiliza a retirada do material em casas e comércios que fazem a seleção do material reciclável. A ação é fruto de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, o iFood e a startup Solo. Inserido na nova política de gestão de resíduos sólidos da capital, prevê investimentos em infraestrutura, educação ambiental e inclusão social.

Os desafios e avanços na política ambiental de Fortaleza, destaca-se a importância de iniciativas sustentáveis para garantir um futuro equilibrado para a cidade. Diante das complexidades enfrentadas por Fortaleza, é crucial adotar medidas inovadoras e colaborativas que promovam harmonia entre o desenvolvimento urbano e a preservação do meio ambiente.

Foto: Mateus Dantas