O Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra a dengue será disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de de fevereiro de 2024. Indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos, a vacina será aplicada inicialmente em grupos e regiões mais vulneráveis do país.
O Brasil será o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024, devendo ser 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro.
Conhecida como Qdenga, a vacina deve ser aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Segundo a Anvisa, a vacina também poderá ser aplicada em quem já teve a doença.
Ações contra a Dengue em Fortaleza
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou no mês de novembro a Operação Inverno, ação que antecede o período da quadra chuvosa e tem como objetivo intensificar a prevenção e o controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, até fevereiro de 2024.
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, em 2023, foram notificados 13.515 de dengue. A prevenção ainda é a melhor forma de combater o mosquito, transmissor da doença. E a população pode contribuir com as ações, adotando alguns cuidados em suas casas. Dentre elas:
- Vedação de tonéis, caixas d’água e demais recipientes que possam acumular água ao relento;
- Trocar água dos bebedouros dos animais;
- Desobstruir as calhas
- Guardar o lixo em sacos plásticos bem fechados
Com informações da Agência Brasil