Comissão debate Educação de Jovens e Adultos no Ceará

política

Por meio da Comissão de Educação Básica, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) discute nesta quinta-feira (20/06), a partir das 14h, a situação da Educação de Jovens e Adultos no Ceará (EJA). O debate, que acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, atende a requerimento do deputado Missias Dias (PT).

O objetivo, segundo o parlamentar, é contextualizar a temática para aprimorar a política do segmento no Estado. O EJA é uma modalidade educacional centrada na redução do analfabetismo para melhorar a qualidade de vida dos estudantes, conforme esclarece o deputado.

“A partir da garantia dessa política educacional, os jovens e adultos podem ter acesso à educação e à formação até a conclusão do ensino médio”, argumenta.

Missias Dias salienta que a rede estadual de ensino no Ceará administra 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), sendo nove em Fortaleza e 23 no interior do Estado. O deputado informa que, em 2015, as matrículas totalizaram 37.940 estudantes no formato presencial.

“Existe também a situação específica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura de Fortaleza, que hoje se estabelece como o programa Nova EJA, distribuído em 36 polos”, assinala.