Governador Elmano tenta driblar dificuldades para eleger aliados em 2024

política

Depois de vencer eleições de 2022 em 1º turno, o governador Elmano de Freitas (PT) aliado do presidente Lula (PT) e do ministro e senhttps://poder85.com.br/wp-admin/post.php?post=7952&action=editador licenciado Camilo Santana, se prepara para um novo desafio.

Apesar da força acumulada nas urnas, Elmano sabe que não terá vida fácil. Ele apoiou que o PT desista ter candidatos próprios em alguns dos 184 municípios cearenses, a exemplo de Maracanaú, mostrando que o cenário eleitoral não é simples.

A percepção da falta de segurança pública é um dos principais assuntos na avaliação dos eleitores cearenses. A expectativa é que as cidades protagonizem embates duros nas eleições municipais com um sentimento antipetismo.

Em Fortaleza, principal colégio eleitoral, o governador Elmano de Freitas escolheu o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT) para disputar a prefeitura de Fortaleza.

Evandro tem sido duramente atacado pelos seus adversários, em especial pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT). Em 2022, Elmano não foi o mais votado em Fortaleza, mas aliados apontam o governador como um forte cabo eleitoral para enfrentar o prefeito Sarto e os candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e André Fernandes (PL).

ELMANO NA SEGURANÇA PÚBLICA

Aparentemente, o governador do Ceará, ignorou e se manteve inerte, ao longo dos seus 18 meses de gestão, o avanço das facções criminosas no Estado. Sem dúvida, a principal força motriz da violência armada no Ceará. É neste cenário de rastro de sangue, em que deixa milhares de mortos todos os anos, que pautará o debate eleitoral.

Atualmente, são quatro as facções criminosas presentes no Ceará: Comando Vermelho (CV), Guardiões do Estado (GDE), Massa Carcerária (também conhecido como Neutros, Tudo Neutro e TDN) e Primeiro Comando da Capital (PCC).

A oposição apontava desde o início sua críticas a condução da segurança pública, entretanto, só após o secretário Samuel Elânio, declarar que apesar da crescente, os números de mortos no Ceará são razoáveis, o governador Elmano, o substituiu, por outro, delegado de Polícia Federal, Roberto Sá, sem qualquer identidade o nosso Estado e conhecimento do Ceará.

Em abril desse ano, a cidade de Sobral, a quinta maior do Ceará, viveu um dia atípico com pouco movimento nas ruas, intensa presença policial e o comércio fechado após supostas ameaças de uma facção criminosa circularem nas redes sociais ordenando que as lojas da cidade fechassem. A exemplo do que ocorreu em fevereiro, no bairro Pirambu, na Capital Cearense.

SARTO NA SEGURANÇA PÚBLICA

Em suas muitas críticas ao Governo do Estado na área da segurança pública, o prefeito José Sarto (PDT), apontou que o governador Elmano não tem consigo fazer o mínimo na segurança pública, motivo que o impeliu adotar uma série de medidas, em especial um pacote para proteger os cidadãos de Fortaleza.

“É inaceitável o sentimento de insegurança pelo qual passam Ceará e Fortaleza. Por isso, nós vamos capacitar e armar a Guarda. Hoje, nós estamos empossando a segunda turma de concursados, com 255 guardas. Em setembro, vamos chamar a terceira turma, com os demais aprovados no concurso para o curso de formação e, com eles e elas, totalizaremos mil novos guardas até o final do ano. Também estamos realizando blitze de segurança no transporte público, vamos fortalecer e ampliar a ronda escolar, estamos implantando 200 novas paradas seguras e vamos implantar o programa Caminho Seguro. O papel da Guarda é proteger os cidadãos e as cidadãs de Fortaleza, e nós faremos o que for necessário para garantir essa segurança”, afirmou o prefeito.

Sarto tem destacado que sua gestão, realizou concurso para preencher 1000 vagas na Guarda Municipal, investiu em Videomonitoramento com câmeras interligadas, instaladas em praças, parques e escolas.

Nessa semana, foi publicado no Diário Oficial do Município, a compra de 400 novas armas, dentro do pacote anunciado, o programa Mais Segurança, que prevê novos equipamentos, armamento para os guardas, além de reforço nas ações de videomonitoramento e de patrulha.

Segundo a prefeitura de Fortaleza, também estão sendo incorporadas 99 novas viaturas e 57 motocicletas, parte do investimento de R$ 1,3 bilhão em segurança pública desde o início da gestão.

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS

De 20 de julho a 5 de agosto, ocorrerão as convenções partidárias, que devem confirmar como candidatos em:

Fortaleza

Evandro Leitão (PT)

José Sarto (PDT)

André Fernandes (PL)

Capitão Wagner (União)

Eduardo Girão (NOVO)

Caucaia

Waldemir Catanho (PT)

Naumi Amorim (PSD)

Emília Pessoa (PSDB)

Juazeiro do Norte

Glêdson Bezerra (Podemos)

Fernando Santana (PT)