Sarto destaca avanços na educação, saúde e economia em reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal

política

O prefeito José Sarto participou, nesta quinta-feira (01/07), da abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Durante a cerimônia, o chefe do executivo municipal realizou a tradicional prestação de contas e celebrou a relação harmoniosa entre a Prefeitura e o Poder Legislativo municipal.

“É um privilégio vir à Câmara e participar desse momento. Conheço muito bem o trabalho legislativo. É o vereador e a vereadora que estão mais próximos da população, ouvindo as demandas. É um momento de celebrar a força do Poder Legislativo e da relação harmoniosa que temos”, declarou Sarto.

Presidente da CMFor, o vereador Gardel Rolim destacou que este é o último semestre da atual Legislatura e pontuou que, com o trabalho realizado em parceria com a Prefeitura, Fortaleza ganhou destaque nacional na economia e nos avanços sociais.

“Durante essa Legislatura, aprovamos matérias muito importantes, que fizeram com que a cidade alcançasse essa relevância que tem hoje no Nordeste e no Brasil. Nós esperamos, neste segundo semestre, discutir pontos finais e debater o orçamento para o ano que vem que, como já apontado pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), será o maior da história. Isso faz Fortaleza prosperar. São muitas conquistas, então deixamos um legado muito importante”, comentou Gardel.

Em seu discurso na sessão de abertura, Sarto relembrou as ações tomadas durante a pandemia de covid-19 no início de seu mandato, ressaltando os esforços da Prefeitura em vacinar a população e em retornar e reaquecer as atividades econômicas em Fortaleza.

“Há três anos e sete meses, eu tenho buscado realizar, com muito zelo e respeito, a missão que me foi confiada: governar a quarta maior capital do país. Quando assumi a Prefeitura, estávamos atravessando uma crise humanitária sem precedentes, enfrentando a Covid-19. Naquele momento, eu estava totalmente empenhado em realizar três tarefas prioritárias: vacinar a população, garantir o retorno das aulas e organizar a economia da cidade”, destacou.

“Não foi uma tarefa fácil, mas superamos esses desafios. E, à medida que arrumamos a casa, avançamos e realizamos muito mais. Vacinamos nossa população com sucesso. Eu, pessoalmente, liderei essa missão e apliquei em muitos irmãos e irmãs fortalezenses a vacina que ainda salva vidas. Com o sucesso desse trabalho, foi possível reabrir nossas escolas e garantir o ensino de qualidade.

Ao mesmo tempo, já trabalhávamos na recuperação da economia”, pontuou o prefeito.

Na sequência, Sarto destacou os avanços na Saúde municipal. O prefeito ressaltou a ampliação da atenção básica de saúde, com a reforma e construção de novas unidades básicas, e pontuou que, até o final de 2024, a capital cearense contará com 18 novos postos de saúde.

“Superada a pandemia, pudemos nos dedicar ao trabalho de reestruturar, ampliar e qualificar a saúde de Fortaleza. Começamos pela atenção básica. Estamos reformando todos os nossos postos e construindo novos”. Além da atenção básica, Sarto ressaltou a construção dos novos Gonzaguinhas no José Walter, já entregue, e de Messejana, com entrega programada para o final deste semestre.

Sarto também celebrou o programa Vem Saúde, que abrange iniciativas móveis de atendimento de saúde. “Estamos inovando muito. Estamos entregando o remédio em casa com os Tuk-Tuks dos Remédios. Estamos levando as carretas do Vem Saúde para as comunidades que mais precisam de reforço no atendimento”, detalhou.

O prefeito ainda celebrou o Passe Livre, uma conquista histórica para os estudantes de Fortaleza. “Criamos o Passe Livre Estudantil, uma conquista histórica dos nossos estudantes. É um incentivo para manter nossas crianças e nossos jovens em sala de aula. Mas é também mais comida na mesa do pobre, que agora não tem mais o custo da passagem de ônibus dos filhos pesando no bolso. E é pensando também nessa família, que sonha com uma vida digna e com oportunidades para os filhos, que temos trabalhado para transformar a realidade dos jovens da periferia. E eu tenho muito orgulho de dizer que somos a capital que mais investe em juventude no Brasil”, enfatizou.

Na área da infraestrutura, Sarto destacou as obras na periferia de Fortaleza. Nestes últimos três anos e meio, mais de 90% das obras realizadas pelo poder público municipal foram realizadas nos bairros com menor IDH, beneficiando as pessoas que mais precisam.

“Trabalhamos o tempo todo pensando nas famílias mais pobres de Fortaleza, na superação da desigualdade, porque queremos uma cidade que seja uma só, de leste a oeste. Uma única Fortaleza”.

“Urbanizamos a orla da Beira-Rio lá na minha querida Barra do Ceará. Estamos avançando na urbanização da Vila do Mar. Estamos construindo o Píer 12, lá no Pirambu. Concluímos a primeira etapa da requalificação da Praia de Iracema. Tem obra também acontecendo lá no Titanzinho. E assim estamos unificando toda a nossa orla. Junto a isso, eu destaco também, na minha gestão, a entrega da primeira e segunda etapas do Parque Rachel de Queiroz, a entrega da Lagoa de Messejana, da Lagoa do Mondubim, da Lagoa do Opaia, da Lagoa do Urubu”, destacou Sarto.

Sarto concluiu o discurso relatando que a Prefeitura de Fortaleza tem se empenhado na garantia da segurança dos cidadãos, com investimentos em capacitação, contratação e qualificação da Guarda Municipal. “Em Fortaleza, temos trabalhado em dobro para proteger os cidadãos. Temos investido muito e cada vez mais em segurança pública”.

“Estamos capacitando e armando a Guarda Municipal da nossa cidade. Colocamos em operação o novo Centro de Comando e Controle. Entregamos a nova sede do Grupo de Operações Especiais da Guarda, o GOE. Estamos implantando as Paradas Seguras. Estamos intensificando blitzes no transporte coletivo. Realizamos o concurso da Guarda, ofertando mil vagas. Já convocamos as duas primeiras turmas”, citou.

Durante o discurso, ele também fez anúncio sobre a próxima turma de aprovados no concurso da Guarda Municipal. De acordo com ele, o edital de convocação já está quase pronto.

“Vamos chamar mais de 600 candidatos, todos que estão habilitados em todas as cinco fases anteriores do concurso. Com isso, vamos totalizar o preenchimento das mil vagas ofertadas e fazer da Guarda Municipal de Fortaleza uma das três maiores do Brasil”, concluiu o prefeito.