Opinião: gestão do prefeito Sarto menosprezou as demandas dos servidores públicos durante todo o seu mandato

política

No dia 28/11/2024 aconteceu, na Câmara Municipal de Fortaleza, Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual de 2025. Estavam presentes diversos representantes das entidades dos servidores municipais, bem como da sociedade civil.

Diante do que foi apresentado pela mesa, percebe-se que a Câmara Municipal possui um tempo exíguo para aprovar o orçamento do ano de 2025 e as categorias dos servidores municipais precisam, urgentemente, de uma resolução concreta e justa sobre o reajuste salarial, que tem como data base o dia 1º de janeiro de 2025.

A situação não é nada confortável, visto que a gestão do prefeito Sarto menosprezou as demandas dos servidores públicos durante todo o seu mandato, não deixando espaço para o diálogo, o que resultou no entravamento de diversas pautas apresentadas, como por exemplo, as discussões de vários Planos de Cargos, Carreiras e Salários e a existência de servidores que possuem remuneração abaixo de um salário mínimo.

Porém, viu-se, através do que foi apresentado sobre a Lei Orçamentária Anual, que a Prefeitura de Fortaleza sempre possuiu margem considerável para realizar uma negociação digna com as categorias, mas não avançou nas tratativas porque não quis.

É o cenário de total descaso com os trabalhadores e as trabalhadoras do município de Fortaleza.

Espera-se que, com a apresentação das contas do município, seja realizado um enorme avanço no diálogo com os servidores do município e que a gestão municipal conceda um reajuste salarial justo e digno para esses trabalhadores e trabalhadoras tão importantes e necessários para a execução das políticas pública municipais.

Por Rachel Viana

Vie-Presidenta da Associação dos Fiscais do Município de fortaleza (AFIM)